Palestras

As palestras e mesas redondas do SEMIC são pensadas para incentivar e divulgar as áreas estratégicas da universidade e promover o engajamento e aprofundamento em temas relevantes para formação do pesquisador. Veja aqui o que preparamos pra você:

12/11/2018 

08h30 – Abertura Oficial do Evento – TUCA

09h30 – Palestra de abertura – TUCA

tulo: Explorando Watson

Resumo: Visão que a IBM tem sobre as tecnologias que estão impactando na transformação digital das empresas e transformando profissões: IoT (Internet das Coisas), Blockchain, BigData, Computação Cognitiva (Watson). Serão realizadas algumas demonstrações destas tecnologias ao vivo, utilizando a IBM Cloud.

Palestrante: Hevertom Fischer (Client Technical Leader MSPs & ISVs Brazil – SUL)

13h30 – Sala de Vídeo II

tulo: Workshop de Revistas Científicas: conheça a prática de um periódico científico

Resumo: O objetivo é proporcionar uma visão geral das rotinas de periódicos bem como dos papéis dos profissionais que atuam em revistas científicas. É destinado à alunos e professores que tenham interesse ou editam periódicos científicos.

Palestrantes:

Marcelo Manduca: É editor na PUCPRESS A Editora da PUCPR. É membro do Conselho Editorial desta Editora e da Rede Marista de Solidariedade (RMS). Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Paraná, com especialização em Gestão de Projetos, pela PUCPR.

Michele Oliveira: graduada em Design de Produto pela PUCPR e Mestre em Engenharia de Produção pela UPFR. Coordenadora da PUCPRESS, com mais de 15 anos em experiência no mercado editorial. Membro dos Conselhos Editoriais PUCPRESS e Rede Marista de Solidariedade.

16h00 – Auditório Gregor Mendell

tulo: Lançamento da Coleção Ética em Pesquisa

 Resumo: A Coleção Ética em Pesquisa, oferece um conteúdo que visa atender às demandas legais de certificação de pesquisadores que, em seus trabalhos, envolvem pessoas e animais que incluem sugestões éticas envolvidas na produção científica, divulgação dos dados e pesquisa com seres humanos e animais e que, juntos, pretendem prover para o pesquisador elementos para consolidar a sua trajetória científica pautada em referenciais técnicos, éticos e legais que conduzam a uma pesquisa íntegra e relevante para a sociedade.

 

13/11/2018

 

13h30 às 18h Sala Jequitibá  Sala 112 – 1 ª andar – bloco vermelho (escola de medicina)

Oficina: Estatística do planejamento à análise.

Resumo: O objetivo da Oficina é entender o planejamento básico para o desenvolvimento de uma pesquisa; como organizar os dados para realizar as análises estatísticas; como fazer uma análise usando Excel e SPSS; e como interpretar os resultados. Tudo isso de forma prática, objetiva e contextualizada.

Ministrante: Saulo Henrique Weber. Formado em Matemática pela PUCPR, com mestrado e doutorado na área de Engenharia Florestal pela UFPR. Leciona disciplinas relacionadas à estatística desde 2009. Dá suporte estatístico ao programa de pós-graduação em Ciência Animal desde 2012 e é um dos coordenadores da Monitoria de Bioestatística desde 2016.

Suporte: Monitores de Bioestatística.

13h30às 15h30 – sala 113 (Araucária) – Bloco Verde

Titulo: Oficina de indicadores de citação (ORCID, Research ID e Google acadêmico)

Objetivo: capacitar professores a criar  seus  identificadores de citação, alimentá-los com a produção científica e inseri-los no CV Lattes.

blico-alvo: professores/pesquisadores da PUCPR

Palestrantes:

Rodrigo Nunes RachedProfessor do Curso de Graduação e do Programa de Pós-graduação em Odontologia, Escola de Ciências da Vida, e Coordenador de Pesquisa, PRPPI, PUCPR.

Sandra Helena SchiavonGraduada em Biblioteconomia e Mestre em Educação.  Coordenadora Técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas da PUCPR.

Joyce Leonita da SilvaGraduada em Biblioteconomia. Responsável pela Biblioteca Virtual da PUCPR

18h30 – Auditório Gregor Mendel

tulo: Explorando IoT Da Indústria 4.0 às Cidades Inteligentes e aos Veículos Conectados

Resumo: Conceito da Internet das coisas, evolução da utilização e impacto em nossas vidas, passando pela revolução na Indústria com seus desafios, soluções de Cidades Inteligentes com casos e exemplos de aplicação, chegando aos Veículos Conectados com soluções, tendências e visão de mercado. Feedback de mercado com desafios e oportunidades previstos para os próximos anos.

Palestrantes:

Luiz Alexandre G. Paiva* Responsável pelas áreas de Arquitetura e Projetos de infraestrutura da Aliança Renault-Nissan- Mitsubishi na região LATAM, com 23 anos nas áreas de Projetos de Infraestrutura e Segurança.

Paulo C. Diniz Jr* Coordenador de Serviços Conectados da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi na Região Latam Engenheiro e empreendedor franco-brasileiro, empenhado em disponibilizar na América do Sul os mais inovadores e espetaculares serviços conectados.

14/11/2018

10h30 – Auditório Gregor Mendel

tulo: Segurança de Software Como Encontrar uma Agulha num Palheiro?

Resumo: Usaremos um cenário de uma Casa Inteligente para encontrarmos essas vulnerabilidades do software e compreendermos o impacto que poderia ter nas nossas vidas. Em seguida, iremos recorrer a algumas técnicas, que incluem a aprendizagem máquina, para descobrir e corrigir automaticamente o software destas vulnerabilidades. Terminaremos com desafios futuros na área de blockchain e software crítico multi-versão.

Palestrante: Nuno Neves, Fac. de Ciências da Universidade de Lisboa. Professor Catedrático na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Ao longo dos últimos 20 anos, liderou e/ou participou em mais de 25 projetos de pesquisa na área da segurança e confiabilidade de sistemas, financiados pela Comissão Europeia e por Portugal. Já publicou mais de 120 artigos revisados em revistas e conferências internacionais.

10h30 – Auditório Carlos Costa

Painel: Tecnologias imersivas na Educação e na Saúde : Visões do presente e do futuro

1) Como a tecnologia pode revolucionar o ensino

a. Resumo: Embora a tecnologia tenha revolucionado as mais diversas áreas no mundo moderno, ainda vivemos na era da educação analógica. A educação 4.0 tem o objetivo de romper barreiras ao criar não apenas engajamento de alunos, mas principalmente gerar melhores resultados. Se a tecnologia para esta revolução já é acessível, por que ainda não a utilizamos?

b. PalestranteFabio Ivatiuk. CEO e Co-founder da Beetools. Mestre em Direito Digital Universidade de Hannover (ALE), MBA em Gestão Estratégica de Empresas (FGV), Empreendedor na área de ensino de idiomas há mais de 10 anos.

2) Ambientes Imersivos para aprendizagem da anatomia humana

a. Resumo: Nesse quadro, será abordada a aplicação da Estereoscopia na geração de objetos de aprendizagem em diferentes ambientes de projeção (FULLDOME, Óculos RV e RA, Projetores Holográficos, Projetores 3D e Mesa Digital 3D.

b. Palestrante: Edson Justino. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, líder do grupo de Pesquisa em Visão, Imagens e Robótica do Programa de Pós-Graduação em Informática da PUCPR. Doutor em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Dispositivos e Imagens Médicas da PUCPR.

3) Tecnologias para (re)apendizagem de movimentos : para além do entretenimento

a. Resumo: Nesse painel, abordaremos como as tecnologias de realidade virtual e jogos digitais têm sido aplicadas na (re)aprendizagem dos movimentos humanos. Traremos alguns exemplos de tecnologias disponíveis e tecnologias em desenvolvimento que podem vir a revolucionar a forma de atuação de terapeutas na reabilitação de pessoas que precisam (re)aprender a controlar seus movimentos.

b. Palestrante: Elisangela Ferretti Manffra. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde e membro do Creare Centro de Ensino e Aprendizagem. Doutora em Ciências Naturais pela Bergishe Universität-Wuppertal. Suas pesquisas procuram contribuir para compreensão do controle do movimento humano com auxílio da biomecânica, para o desenvolvimento e avaliação de tecnologias de reabilitação.

10h30 – Auditório Carlos Chagas

Título:  O Direito e as Novas Tecnologias

Resumo: A Tecnologia está inserida no cotidiano das pessoas e é resultado direto do desenvolvimento das ciências, permitindo uma série de inovações inimagináveis há anos atrás. Tudo isto merece a atenção do Direito para garantir às pessoas a devida segurança jurídica. Tecnologia e Direito são áreas interligadas, ora por necessidade, ora por problemas decorrentes dos avanços tecnológicos e suas implicações no mundo jurídico. Direito e Tecnologia devem andar de mãos dadas em vias deltiplos sentidos. O objetivo da palestra é mostrar como a Tecnologia apresenta questões (algumas ainda sem respostas) às diversas áreas do Direito.

Palestrante: Doutora em Informática pela PUCPR. Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR. Engenheira Civil pela UFPR. Professora Titular da Escola de Direito da PUCPR. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da PUCPR.

10h30 – Auditório Brasílio Vicente de Castro

Painel: Grupo de Pesquisa, boas práticas e captação de recursos

Resumo: Dialogar sobre a dinâmica de funcionamento de grupos de pesquisa a partir da experiência de grupos que atuam na área de TICs na PUCPR. O painel abordará as principais práticas envolvendo grupos de pesquisa e trará dicas sobre captação de recursos para desenvolvimento dos projetos de pesquisa vinculados aos grupos.

Palestrantes: Alceu de Souza Britto JrProfessor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (desde 1995). Diretor do curso de Ciência da Computação na PUCPR no período de 2005 a 2006. Avaliador Institucional do INEP/MEC. Co-fundador da InviSys em 2004, uma empresa de pesquisa, desenvolvimento e inovação em visão computacional. Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq na área de Ciência da Computação desde 2008. Publicou mais de 80 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Análise e Reconhecimento de Documentos Manuscritos e Ciência da Imagem.

Marcelo Eduardo Pellenz Atualmente é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq na área de Engenharia Elétrica desde 2010. Atua como revisor de diversos periódicos. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Redes de Computadores e de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas de transmissão digital, codificação de fonte e de canal, modelagem e simulação de redes de comunicação, redes de sensores sem fio e Internet das Coisas (IoT).

Moderador: Prof. Dr. Rodrigo Nunes Rached

14h30 – Palestra de Encerramento – TUCA

tulo: A área de Saúde e a Revolução 4.0

Resumo: A Revolução 4.0 está acontecendo! Como a área da Saúde será impactada por esse movimento que tem a TICs como mola propulsora?

Palestrante: Prof. Dr. Waldemiro Gremski – Reitor da PUCPR

15h00 – Cerimônia de Premiação – TUCA

Logo SEMIC - Marca d'agua

Coordenação de Iniciação Científica - PUCPR

Rua Imaculada Conceição, 1155
Prado Velho - Curitiba - PR

+55 (41) 3271-2112 // pibicpr@pucpr.br

Logo das IES: PUCPR e SENAI
Logo Órgãos de fomento: FA e CNPq